Em seu último dia antes de mudarem-se para a Argentina, nossos médiuns Daniela e Alejandro batizaram-se Médiuns de Umbanda!
Que a Umbanda siga com vocês onde estiverem meus amigos!
Padrinhos espirituais: Nego Juca e Maria Conga, materiais: Giuliano e Kátia!



Ritual: Após sermão da Entidade Chefe, o médium ajoelha-se em frente ao Congá, tendo ao lado os padrinhos materiais, ele segurando uma vela acesa e ela uma espada de Ogum. O Cambono lê o Juramento que é repetido pelo Médium. Após o juramento a corrente canta o Ponto de São João Batista enquanto o Chefe realiza o batismo com água do mar. “Em nome de Deus eu batizo esse filho como filho da Lei para que venças todas as demandas do bem contra o mal”. O Guia espiritual “encruza” os pontos energéticos do médium com a pemba virgem. A espada deve ser plantada pelo médium batizado.
JURAMENTO
Ao receber o Sacramento do Santo Batismo, tornando-me médium de Umbanda, PROMETO, perante este Altar Sagrado, com o testemunho dos meus padrinhos materiais: ………… e ………… eabençoado pelos meus padrinhos espirituais: ………….e …………., dedicar-me inteiramente a servir a Umbanda, tudo fazendo para vê-la cada vez mais acatada e respeitada no conceito das demais crenças religiosas.
PROMETO cumprir, fielmente, os Estatutos da Sociedade, o Regimento Interno, bem como as ordens e recomendações do Diretor Espiritual da Terreira.
PROMETO, AINDA, prestar a caridade a todos que dela necessitar, sem distinção de classe, cor ou crença religiosa, dando de graça tudo aquilo que de graça receber, bem como exercer minha mediunidade dentro da moral Espírita Cristã, e que, quando desejar me afastar da Terreira, pedir demissão por escrito, fazendo a entrega da guia e de tudo que a ela pertencer.
DECLARO, AINDA, que assumo este compromisso de livre e espontânea vontade, sem coação de qualquer espécie e que cumprirei integralmente.